Revista Black Card, Trabalho

Entrevista: Longino Morawski

Longino Morawski é diretor-superintendente Comercial da Harley-Davidson do Brasil

 harley davidson

Por Nelson Neto

Publicado no Black Card Lifestyle

Black Card Lifestyle – A Harley-Davidson espera que as vendas de motocicletas fora dos Estados Unidos sejam superiores a 40% do total produzido em 2014. Qual é a expressão do consumidor brasileiro nas vendas da empresa?

Longino Morawski – A Harley-Davidson não divulga números de faturamento ou vendas específicos de cada país, mas podemos dizer que a empresa está comprometida com o Brasil e está expandindo sua presença para garantir que os clientes daqui desfrutem da experiência de qualidade que melhor representa uma marca premium como a nossa. Planejamos inaugurar entre 100 e 150 novas concessionárias fora dos EUA nos próximos anos e o Brasil é parte fundamental da estratégia global da Harley-Davidson. Para ilustrar o tamanho do mercado brasileiro, foram emplacadas 4.322 motos Harley-Davidson no Brasil em 2011, segundo dados da Fenabrave.

 

Black Card Lifestyle – Existe alguma diferença entre o cliente norte-americano e o brasileiro? Quais são os modelos mais vendidos aqui?

Longino Morawski – Existem mais semelhanças do que diferenças. Embora nem todos tenham o sonho de andar de moto, aqueles que têm – independentemente de sexo, idade, renda ou localização – a maioria vê a Harley-Davidson como aspiracional e parte de seus sonhos. No Brasil, de acordo com dados de emplacamento da Fenabrave, os modelos Fat Boy e Fat Boy Special são os mais vendidos.

 

Black Card Lifestyle – Recentemente, o Governo brasileiro anunciou um aumento de 35% no IPI de motos importadas, com o intuito de proteger a economia interna do Brasil. Como a Harley-Davidson enfrenta este obstáculo no país?

Longino Morawski – A Harley-Davidson possui uma unidade fabril de montagem CKD (Complete Knock-Down) em Manaus que foi transferida em março des deste 1999 para um local maior e mais moderno. É importante dizer que a antiga linha de montagem foi a primeira fora dos Estados Unidos em todo o mundo. Ou seja, a Harley-Davidson monta no Brasil 18 de um total de 19 modelos que a empresa vende no Brasil. O único que não é montado em Manaus é um modelo da linha CVO – Custom Vehicle Operations, que vem para o País em uma edição limitada a apenas 50 unidades.

 

Black Card Lifestyle – Houve em 2010 uma ocasião desconfortável entre a Harley-Davidson e o Grupo Izzo. Como a montadora gerenciou esse conflito para que os clientes não saíssem lesados?

Longino Morawski – A Harley-Davidson iniciou suas operações no Brasil em fevereiro de 2011 e, desde então, não vem poupando esforços para oferecer uma experiência premium e de qualidade aos seus clientes. Nossa primeira ação foi abrir duas concessionárias que só funcionavam com prestação de serviços – manutenção e peças, para que nossos clientes não ficassem desprotegidos.

Agora, já temos 11 concessionárias funcionando localizadas nos principais centros do País  e estamos intensificando as ações de relacionamento, principalmente por meio de eventos do H.O.G., o Harley Owners Group, nosso clube exclusivo, que tem como principal objetivo proporcionar aos nossos clientes e às suas famílias a oportunidade de desfrutar do espírito Harley-Davidson. Além disso, trouxemos um evento internacional, que foi o Rio Harley Days, que neste ano ocorrerá em setembro, na Marina da Glória, tudo para oferecer aos amantes do motociclismo uma experiência única com a marca.

 

Black Card Lifestyle – Em longo prazo, quais são as metas que a montadora busca alcançar no mercado brasileiro?

Longino Morawski – A empresa não fornece previsões. Nosso foco principal é a garantia que estamos cuidando bem de nossos clientes e estabelecendo uma sólida rede de concessionárias. Nós temos um objetivo bem realista de nos tornarmos líderes no segmento de motos de grande cilindrada no Brasil. Atualmente, vivemos uma nova fase de expansão da rede de concessionárias Harley-Davidson no Brasil. Além das 11 concessionárias que estão em funcionamento atualmente esperamos nomear, ao menos, mais sete até o fim deste ano.

Anúncios
Padrão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s