Portal MixBrasil, Trabalho

Franceses abrem votação sobre o casamento igualitário no país

Depois de vinte anos, França debate sobre casamento civil de pessoas do mesmo sexo

Por Nelson Neto
Publicado no Portal Mix Brasil

dominique-bertinotti

Em um debate quente na última quarta-feira, 30 de janeiro, a Assembleia Nacional da França discute projeto de lei que autoriza o casamento entre pessoas do mesmo sexo. A ministra mais aplaudida até agora foi Dominique Bertinotti, que em seu discurso diz não ser uma ministra com medo e que “foi preciso 20 anos para chegarmos a uma posição sobre a união civil, desde 1992, nós vamos resolver rapidamente, felizmente”, se referindo ao debate em discussão no país.

A oposição arma um ataque por meio de um referendo feito pelo presidente da Assembleia Nacional, o ministro Claude Bartolone, e proposto por 60 membros da oposição e coassinado por Laurent Wauquiez, Balkani Patrick e por Christian Jacob. Durante a sessão, Laurent Wauquiez, que é contra o casamento igualitário, foi chamado de poleiro (de galinha).

Ele reagiu alegando que “este debate não é dos visionários contra os reacionários”. Laurent acusa a maioria da Assembleia de ter transformado o debate em uma arena “onde qualquer voz discordante se torna uma caricatura”. Enquanto a votação é transmitida ao vivo pelo portal da Assembleia Nacional, a população francesa coloca no Twitter a hashtag #mirragepourtous nos Tops Trends da França.

Anúncios
Padrão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s