Cachola

Somos primeiro brasileiros depois latinos

Memorial da América Latina 

Não nos reconhecemos latinos. Essa é a ideia que está fixa em minha cabeça. Percebi que fui criado como brasileiro, não como latino. Não consigo reconhecer países vizinhos ao meu como irmãos continentais. Sério! Mesmo já ter morado na Argentina, as únicas referências culturais que tenho de algum país das Américas Central e Sul são: cumbia colombiana, tango argentino e só, talvez alguma coisa de Cuba e Venezuela. Literatura, artes visuais, cultura contemporânea, artistas modernos, movimento sociais. Nada, parece que todos meus olhos estão voltado aos Estados Unidos e para a Europa. Que triste.

Não quero fazer da minha formação um pressuposto geral, mas garanto que a maioria que ler este meu post não consegue identificar culturalmente os países de linga espanhola que estão em nossa volta. Antes de tudo, somos brasileiros, depois latinos.

Isso me deixa triste, quando minha ficha caiu, resolvi que este ano será latino. Quero conhecer o cinema, a música, a arte visual, o teatro a dança os movimentos sociais do continente que vivo. Acredito que isso é de extrema importância. Claro, forçando um pouco mais a minha memória consigo lembrar de uma ou duas aulas de geografia, ainda no ensino fundamental, onde aprendi alguma coisa desses países.

Acredito que nosso continente é muito rico, culturalmente dizendo. Claro, tem seus problemas políticos, uma esquerda falha e tudo mais. Mas, sem dúvida, uma história riquíssima deixada de lado. Me recordo que enquanto morava em Buenos Aires, capital argentina, os “porteños” (quem nasce em Buenos Aires) sabiam muito sobre o Brasil – muito além do Carnaval, do futebol, da natureza e das novelas – do que eu do país tupiniquim.

Amigos colombianos, equatorianos, argentinos, uruguaios, cubanos, venezuelanos, mexicanos, todos eles sabiam falar da América Latina como um todo, melhor do que eu, que faço fronteira com muitos deles.

Quero ser brasileiro, mas um latino fiel, não um católico que não vai à Igreja.

Padrão

Deixe um comentário

