Portal MixBrasil, Trabalho

Boicote promovido pelo jornalista Dan Savage está incomodando os russos

Dan Savage for Intiman by LaRae Lobdell | PhotoSister.comPor Nelson Neto

Após o presidente russo, Vladimir Putin, promulgar duas leis anti-gays em seu país, um movimento intercontinental encabeçou um grande movimento contra o consumo da bebida mais popular do país, a vodka russa. A primeira dessas leis foi do dia 30 de junho e proíbe a “propaganda” homossexual na Rússia e também qualquer tipo de manifestação pública pró-gays. A outra lei que está pisando no calo da comunidade LGBT russa é a proibição de casais homossexuais adotarem crianças, além de pessoas do mesmo sexo celebrarem o casamento.

A partir destas leis homofóbicas, bares de Bouystown, o bairro gay de Chicago, e mais dois bares friendly de Vancouver, no Canadá, decidiram boicotar a vodka do país de Putin em resposta à política anti-gay do presidente homofóbico. O primeiro estabelecimento a não vender mais a bebida foi o bar Sidetrack Video Bar, de Chicago, e a ideia surgiu por meio do jornalista militante LGBT norte-americano Dan Savage.

Já do outro lado do Atlântico quem está agitando a campanha de boicote à vodka russa é o grupo LGBT G-A-Y. Para fundador e administrador do grupo, Jeremy Joseph, é importante mostrar solidariedade a ações positivas como esta do boicote.

O primeiro clube gay europeu a entrar na lista daqueles que boicotam a vodka russa é o The Shadow Lounge, que fica no famoso bairro Soho, em Londres. Logo em seguida, os bares Campton’s e Mambar, no mesmo bairro, aderiram à iniciativa e iniciaram a campanha contra as vodkas russas.

Uma bandeira distorcida
Enquanto ativistas de diversos países estão aderindo à campanha contra as vodkas russas para questionar as políticas anti-gays de Putin, o ativista LGBT russo Nicolai Alekseev desqualifica o movimento afirmando que uma empresa não pode ser responsabilizada pelas atitudes do presidente do seu país.

Anúncios
Padrão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s