Cachola

Lugar de foca é na rua

Que história é essa de estudante de Jornalismo estar em sala de aula em dia de manifestação e não nas ruas do Brasil? Que isso meu jovem, o que é ficar em sala de aula estudando “História da Arte” do que pegar uma câmera qualquer, um bloquinho e caneta e sair em meio à multidão. Algo é certo, o País está em um momento histórico importante e como jornalista vejo que é quase uma obrigação os estudantes do curso de Jornalismo pelo menos acompanhar uma das manifestações que estão ocorrendo.

Não quero dizer aqui para tomar partido e todos saírem gritando contra a Copa do Mundo no Brasil, mas o que quero dizer é a necessidade de começar exercer a visão jornalística. Um estudante de jornalismo é café com leite, então vá meu filho e observe a cobertura da grande imprensa, da imprensa independente, da imprensa ninja, da imprensa estrangeira. Ah! Olhe os abusos dos policiais, identifique as diferenças entre manifestantes, vândalos e Black Block. Que isso meu rapaz? Você como um futuro jornalista vai tirar suas conclusões a partir de qual ponto de vista? Da sua própria análise dos fatos vistos no calor do acontecimento ou vai ficar opinando pela visão dos outros?

Percebo que faltam um pouco mais coragem e ousadia de parte dos futuros colegas de trabalho e até mesmo das universidades em incentivar os alunos a vivenciarem a cobertura jornalística por parte dos discentes. E agora, o que você, foca, vai fazer? Esquentar a bunda na cadeira da faculdade ou ser jornalista mesmo?

Anúncios
Padrão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s