Cachola

E a vida real?

“Vamos correr com o jornal”, diz o editor do jornal que trabalho no dia do último jogo do Brasil com o México, 17 de junho. Não passa das 13h. Todos (menos eu) na redação querem assistir o jogo da Copa do Mundo de Futebol. Antes que me julguem ‘direitista’, eu não sou contra Mundial, tampouco sou favorável. Só não gosto de futebol mesmo. Não sei das regras, da vida dos jogadores, não sei quem são os times, não acompanho o esporte local, ou seja, não há motivos para eu ver a Copa, se tampouco acompanho os campeonatos internos. Justificativas feitas. Vamos ao que o título propõe: o que está acontecendo na vida real?

Ao sair da redação, vejo uma multidão de famílias vestida de verde e amarelo (dou uma bufada e me consolo: “se eles são felizes assim, que sejam”). Entre a poluição sonora de vuvuzelas, buzinas de carros e gritos de bêbados, eu consigo chegar em casa. Finalmente em casa; em meu lar, doce lar. Sento no sofá com aquela roupa velha de ficar em casa, seguro minha xícara de café na mão esquerda enquanto pego o controle remoto na direita para assistir o noticiário. Noticiário? Nada. Absolutamente nada de notícias.

Durante todo o mês de junho, o brasileiro estará condicionado a fritar seu cérebro com este tal de futebol. Não vou colocar em pauta questões políticas, sociais, econômicas, partidárias ou o legado da Copa, eu só quero ter o direito de saber o que está rolando na vida real, tenho este direito.

O que está rolando em Brasília, no Oriente Médio, em São Paulo e no Rio? E as chuvas no Norte, continuam? A inflação, nenhum índice saiu? Empregos no Brasil, como está a taxa? Parece que nada disso existe mais. O jornalismo brasileiro se resume a futebol. E não estou falando só da televisão, paga e aberta. Também estou falando do impresso e do rádio. Nos últimos dias, o jornalismo brasileiro precisa estar ligado ao Mundial de Futebol, até os cadernos de cultura. A capa da Ilustrada desta quarta-feira, 18, é: “Copa no Palco”. N-Ã-O! Por favor, não! Questiono: os jornais já têm um caderno especial da copa, junta tudo lá.

Voltando para a televisão, que é de massa e tem alcance maior. O que foi o Jornal Nacional do dia 18? E o Bom dia Brasil desta quarta-feira? E o Bom dia São Paulo? Futebol, futebol, futebol, futebol, futebol…

Para ninguém dizer que estou falando só da Globo. O mesmo rola na Band News, na Band e também na Record.

E a vida real? As manifestações? Os índices de votos para os candidatos à presidência? As eleições?

Padrão

Deixe um comentário

