Jornal Mais Notícias, Trabalho

Chocolateiras começam a confecção do protagonista do Festival do Chocolate de Ribeirão

A cidade está a duas semanas de um de seus eventos mais importantes, o Festival do Chocolate de Ribeirão Pires. E a produção do protagonista da festa começa bem antes do que pensamos. A presidente da Associação de Chocolateiras Artesanais de Ribeirão Pires, Flora Sawada diz que a produção teve início no último dia 22 de julho. “Começamos trabalhando das 13h às 18h, de segunda à sexta-feira”, relata.

Flora também conta que nos dias que antecedem o evento “a gente trabalha oito horas por dia”, e o trabalho mais puxado é durante o festival, “quando as chocolateiras chegam dormir apenas cinco ou seis horas, e o resto do dia é dedicado ao evento”, conta.

Ira! é uma das atrações confirmadas no
Festival do Chocolate de Ribeirão

São cerca de 500 a 700 quilos de chocolate que são transformados junto a outras iguarias em trufas, bombons, barrinhas, e outros produtos. “Todo ano temos novidades. Eu adianto uma, será um café preto com chocolate e calda de Cambuci, a outra é segredo”, diz Flora à reportagem do Mais Notícias.

Doce história

A presidente da Associação conta que a instituição já teve cerca de 26 chocolateiras, “hoje somos em apenas seis”. O chocolate é um produto sazonal, “vendemos muito durante o Festival, mas depois dele, a maioria precisa arrumar outra fonte de renda”, explica Flora e completa: “estamos trabalhando desde a primeira edição da festa”. Em 2013 o Festival do Chocolate foi cancelado após ser anunciado. “Foi muito triste para todos nós, é um evento que movimenta a cidade”, diz Flora.

A esperança da Associação, segundo ela, é a construção da fábrica de chocolate. “Com a fábrica vamos poder empregar mais chocolateiras e ter uma produção maior”, finaliza Flora.

* Publicado no Jornal Mais Notícias

Anúncios
Padrão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s