Subversão, Vejo

A Volta da Paulicéia Desvairada

A insônia nem sempre é um problema. Principalmente quando ela proporciona momentos nostálgicos no meio da noite. Foi o que me aconteceu ao assistir, por on demond, o documentário dirigido pelo jornalista Lufe Steffen chamado A Volta da Pauliceia Desvairada.

A obra é um retrato da noite gay de São Paulo, de 2012. O que me tocou e emocionou é que foi justamente no período em que eu me perdia por entre as barbas e pêlos da Rua Augusta e Frei Caneca. Era a minha descoberta da viadagem transviada de São Paulo.

O lifestyle noturno lébico, gay, bi e trans, neste período, passam longe dos guetos escuros. Na verdade, agora, o gueto é dedicada a cada seguimento e à sexualidade. Bichas e héteros convivem juntos, alcoolizados ou não, na pista, no bar e no banheirão.

Saudades das minhas quartas no extinto Sonique, e dos meus afters no Netão (R.I.P). A noite pode ser arte, aliás, quando se é fica tudo mais gostoso e divertido. Ah! Nostro Mundo! Uma pena que já se foi. Cada dia que passa, uma casa fecha (uma pena) e outras duas abrem (ainda bem).

A Volta da Pauliceia Desvairada também é um retrato social, politico e econômico (principalmente ao revelar que estar na noite se gasta muito). Social pois demostra a diversidade de “grupos” que frequentam as casas noturnas – cada uma com seu público específico – como bares com showzinhos para as lésbicas, pistas com funk, brasilidades, música gringa e outros gênero, tem gosto para tudo qualquer tipo de viado.

Se eu falar mais, conto tudo do documentário. Então, vale a pena assistir.

A Volta da Pauliceia desvairada
Direção: Lufe Steffen
Gênero: Documentário
Ano: 2014

Padrão

Deixe um comentário

