Leio, Subversão

Por qual motivo você deve ler Libélula, de Marcos Lacerda?

Imagine um romance que explora a história de amor entre dois seminaristas. Bapho! Pois é, esta aventura é narrada com talento pelo psicanalista e escritor Marco Lacerda, em seu novo romance Libélula. Não vou me ater a conter e resenhar a narrativa (que é ótima), ou o enredo (que também é ótimo) do autor. O livro foi lançado em julho deste ano, já li e gostaria de debater com você três motivos pelos quais deve ser uma leitura obrigatória; seja você hétero, gay, lésbica, bissexual, transexual, pansexual ou de qualquer outro gênero sexual não citado por aqui ou catalogado pela ciência, ainda.

1 – Sexualidade e religião

Assim como cada um tem a sua preferência religiosa, seja ela cristã ou não, também tem a sua sexualidade. E estes dois temas podem, na vida real e da ficção, caminhar juntar ou entrar em conflito. A forma com que Libélula aborda esta relação é com mastreia, e leva o leito a diversas reflexões em diversos níveis de profundidade.

2 – Estilo

Provavelmente um dos aspectos que mais marcam o texto de Marco. Isso porque ele não confunde erotismo com pornografia rasa. Não rola “pau e cu” no texto de Libélula. Ou seja,  a obra contribui no sentido de não estereotipar a literatura com temática gay como algo voltado ao sexo, e sim à sexualidade. Duas questões bastante diferentes. É até um pouco chato ler um romance romântico raso e cheio de pieguices amorosas e sexuais.

3 – Do mundo real para a ficção

A máxima: “a arte imita a realidade” encaixa como uma luva no livro de Marcos Lacerda. Provavelmente o gênero literário de não caia na autoficção, já que até onde é sabido, Lacerda não foi um seminarista. O que há no livro é o aspecto de que ele usa sua experiência como psicanalista de padres e outros religiosos para construir o romance de ficção. Ou seja, é um tema atual e que ainda exista na realidade.

O livro foi lançado em São Paulo, na Livraria da Vila. Na ocasião houve uma leitura feita pelo ator Leonardo Miggiorin.

Libélula
de Marcos Lacerda
2014
R$39,00
252 páginas

Anúncios
Padrão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s