Ando, Subversão

Laerte ocupa exposição no Itaú Cultura em São Paulo

LAERTE

A exposição Ocupação Laerte, aberta deste o último domingo, 21 de setembro, no Itaú Cultural de São Paulo convida o visitante mergulhar pelo labirinto criativo da cartunista Laerte Coutinho, 63 anos, que já foi ele e agora é ela e inteiramente em forma.

Ocupação Laerte passa por diversas fases da artista. Dos trabalhos sobre o movimento sindical paulista, dos Piratas do Tiete, às tiras que argumentam a sexualidade no cotidiano da sociedade.

Quem está responsável pela curadoria dos trabalhos da artista é seu próprio filho Rafael Coutinho Todo o material está distribuído em um labirinto de painéis instalado em um espaço de 100 metros quadrados.

Questão de gênero

Laerte está em constante transformação e encontro de seu próprio “eu”. Desde 2004, ela (até então ele), se traveste no gênero feminino e desde então colaborou para a discussão sobre gênero sexual na sociedade brasileira. Em 2010, em entrevista à Folha de S. Paulo ela diz que sempre sentiu vontade de vestir roupas femininas. Obviamente que Laerte e sua arte não se resumem à sexualidade, mas é um tema que pode ser abordado.

O interessante na posição de Laerte é levar à luz a discussão de como são construídas condutas comportamentais, normas morais e éticas na sociedade. Estas mesmas morais, por muitas vezes, construídas em muitos casos a partir do órgão sexual. Por qual motivo um homem não pode usar um belo vestido? Será pelo simples fato de ter nascido com um pênis?

Ocupação Laerte
Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149 – Centro de São Paulo
De 21 de setembro até 2 de novembro
itaucultural.org.br/ocupacao

Anúncios
Padrão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s