Cachola

Jornalismo; a vida como ela é. Só que não

jornalismo

“Há alguns anos escrevi que as telenovelas assumiram um papel comunicacional maior do que os telejornais. E atualmente elas avançaram mais; dizem mais da realidade brasileira do que os próprios jornais”.  Sentado em das confortáveis poltronas do Memorial da América Latina, em São Paulo, presto atenção a fala do professor doutor em Comunicação da USP Ciro Marcondes Filho. Ele é o responsável pelo curso Re-pensando a Comunicação Contemporânea na América Latina; promovido pela Cátedra Unesco.

Depois de alguns dias assados da sua aula, um dos maiores jornais do Brasil; O Estado de S. Paulo; publica que 17 policiais militares do Paraná foram presos por recusar na última quinta-feira, 28, o comando de seus superiores em atacar os professores manifestantes em Curitiba. Uma tragédia; a notícia era falsa.

O portal de notícias Uol publicou que, de acordo com a assessoria de imprensa da própria polícia paranaense, “não houve recusa e não houve prisão de policiais militares”.

Ainda de acordo com o texto do Uol, a OAB e a Associação dos Praças do Estado do Paraná também disseram que a informação sobre a recusa e a detenção de PMs não se confirmou.

Pintam por aí que as instituições brasileiras perderam a credibilidade. Acredito que o Jornalismo é a ferramenta fundamental para que a democracia de um país se sustente em fortes bases, mas se a credibilidade jornalística for por água baixo será ainda mais triste.

Da mesma forma que não se pode brincar de ser médico ou engenheiro; brincar de jornalismo pode ser muito perigoso. Ser jornalista não é brincar de preencher páginas de Word em branco e mandar para alguém fazer uma arte bonita e publicar.

Anúncios
Padrão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s