Trabalho

Você contrataria alguém do direito para atuar como cirurgião?

Caso sua resposta seja negativa, faço mais uma pergunta: quem cuida da Comunicação da empresa que você trabalha? Dentro de muitas empresas, o departamento de comunicação, quando existe, é negligenciado. Por desconhecimento de muitos, comunicar não significa que o estagiário de TI pode abrir uma página no Facebook, atualizar de qualquer modo e está tudo certo.  E olha que este cenário não é muito difícil de encontrar.

Tudo bem, para atuar como jornalista, relações públicas, assessor de imprensa não precisa de um diploma. A discussão neste artigo não é sobre uma pessoa ser capaz de operar uma atividade profissional apenas por ter um título de bacharel. O que quero colocar para nossa reflexão é uma falta de compreensão sobre o próprio conceito de comunicação dentro das empresas, em parte as brasileiras.

Contratar um comunicador social não significa contratar alguém para atualizar as redes sociais digitais. Elas são importantes, mas não é só isso. A questão é como, com qual planejamento, a empresa tratará sua comunicação interna e externa.

Um comunicador é alguém que tem, hoje, habilidades técnicas de tratar da segurança das informações internas, traçar estratégias de negócios entre a empresa e seus fornecedores, atender demandas dos próprios funcionários por meio de ações comunicacionais, além de também entender como funciona os clientes, os clientes em potencial e também a própria concorrência, além de poder fazer a mediação entre a marca e a imprensa segmentada e geral.

E também não é só isso.

Atualmente, uma marca, seja ela pequena, média ou grande, que não esteja alinhada e atenta às diversas demandas sócio-políticos ela está não só perdendo espaço para aquelas empresas que estão dispostas a encarar algo que é exigido hoje: responsabilidade social.

Casos de marcas que se deram mal em comunicar um serviço ou produto tentando fazer uso de diversos discursos sociais de extrema importância não falta para expor, e de algum modo, você que lê este meu texto sabe do que estou falando. Também, não faltam exemplo de marcas e empresas que até fizeram boas campanhas através de pautas relacionadas aos direitos humanos, mas em pouco tempo lá esta sendo desmascarada por não ter negros, pne, lgbt ou mulheres em altos cargos.

Neste caso, como se dá o diálogo entre empresa e seus funcionários para identificar demandas importantes e encontrar soluções em conjunto para inclusão junto com diversos outros departamentos.

Comunicar é tornar comum. Tornar comum o conjunto de valores e metas estabelecidas pela empresa, seja qual for o tamanho da instituição.

Pense nisso. Quem cuida da comunicação em sua empresa?

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